Exposição "Planeta Inseto"

Como se fosse um zoológico de insetos, onde será possível as crianças verem de perto abelhas produzindo mel, lagartas produzindo o fio da seda utilizado em nossas roupas, formigas trabalhando em um sistema organizado, cupins reciclando material orgânico entre outras atrações, tudo isso com diversos recursos facilitadores para o melhor entendimento, dinamismo e interação, como painéis interativos, microscópios para observação de minúsculas criaturas, jogos, trabalhos manuais, e outras curiosidades.
Minha filha que ama e acha Joaninhas em todos os lugares e meu filho que pode passar horas observando as formigas com certeza vão adorar o programa.  Depois conto o que achamos.  Exposição Planeta Inseto
No Museu do Instituto Biológico
 Rua Amâncio de Carvalho, 546 – Vila Mariana
De terça a domingo, das 9h às 16h. Grátis
                Fiquei chocada com a informação de que os insetos, aparentemente tão insignificantes, representam mais da metade do planeta e, somente as formigas, 15% de seu peso! Nós fomos e adoramos, é uma casinha muito simpática, uma exposição pequena que quando acompanhada pelos monitores com as explicações fica super interessante.



The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore

Vale muito a pena assistir junto com seus filhos esse belíssimo curta de animação que ganhou o Oscar esse ano. Sem nenhuma palavra nos deixa emocionado e numa linguagem simples mostra para as crianças as emoções que um livro pode trazer as pessoas.


Um gostoso incentivo a leitura.

Cine Mube Kids para quem fica em São Paulo no carnaval


CINE MUBE INFANTIL
Entrada Gratuita - Auditório Pedro Piva
Sábado - 18.02.12 as 14:00hs
Programação Christian Petermann


01 – Vai dar Samba – diretor:Humberto Avelar- 11’’

Numa loja mágica de instrumentos musicais, cinco crianças formam um clube secreto para contar e cantar histórias, brincando de fazer música. Situações do dia a dia das crianças como medo, solidão, amizade, confiança, limites, cooperação.


02 - Cores e Botas
– diretora: Juliana Vicente – 13’

 Joana tem um sonho comum a muitas meninas dos anos 80: ser Paquita. Sua família é bem sucedida e apoia em seu sonho. Porém, Joana é negra, e nunca se viu uma paquita negra no programa da Xuxa.


03 -Quando as Cores Somem – diretor:Luciano Lagares - 15’

Laila percebe que as cores de suas pinturas se modificam quando ficam no escuro. O problema é resolvido com uma simples explicação feita por um cego que sugere à menina que use a imaginação ao ficar no escuro.

Se seu filho ama video game...

Voce pode incentivar ele, a não só ficar jogando mas aprender com eles... Achei muito interessante esses cursos.





Circo de Pulgas

Peça muito boa, divertida, bem bolada. Pais e crianças se divertem. Eles brincam com a imaginação fingindo ter uma pulga de verdade. Vale a ida até o Sesc Belenzinho


Sesc Belenzinho
Dia 11,12,18,19,25 3 26 de fevereiro e 03 e 04 de março
Sabados e domingos as 12h
Rua Padre Adelino, 1.000

.

Semana de Arte Moderna pra crianças no CCBB

Tem aniversário importante neste mês. É o da Semana de Arte Moderna, que aconteceu nos dias 13, 15 e 17 de 1922. Faz 90 anos que essa "semana de três dias" marcou a arte brasileira.
Por isso ela é lembrada até hoje e é motivo de comemoração.
Para homenagear a data, o Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo (CCBB) realiza, até o próximo domingo, dia 19, uma programação especial (recomendada para crianças a partir de cinco anos). A entrada é gratuita.

PROGRAMAÇÃO

CANTOS E CONTOS
O grupo de contação de histórias do CCBB Educativo apresenta contos e histórias da cultura brasileira.

"Ajalá e os Oris"
Nem sempre o mundo foi como o conhecemos hoje: no começo de tudo não havia separação entre o céu e a terra e não existiam os seres humanos. Mas no meio do universo existia um oleiro muito hábil. Seu nome era Ajalá e foi ele o encarregado de ajudar na criação dos seres humanos. Essa é uma história tradicional da cultura do candomblé.
"Lenda do Guaraná"
Lenda indígena que narra o nascimento de Aguiry, um menino muito admirado por todos de sua tribo, exceto pelo deus Jurupari, que morria de inveja do menino.
No sábado (18) e domingo (19), às 14h
CANTOS E CONTOS EM LIBRAS
Histórias contadas em língua de sinais para surdos
Uma Lenda Indígena
Mito oriundo das tribos indígenas brasileiras que explica a origem das coisas.
Na sexta (17), às 14h
VIVÊNCIAS MUSICAIS
Os instrumentos musicais podem ser uma das formas das culturas "falarem" com o mundo. Cada detalhe visual e sonoro pode demonstrar símbolos que são próprios da localidade onde eles são construídos. Nessa vivência, a cultura brasileira é abordada por meio da confecção de instrumentos musicais, utilizando materiais do cotidiano.
No sábado (18) e domingo (19), às 13h
LABORATÓRIO DE AÇÕES CRIATIVAS
Partindo de obras de participantes da Semana de 22, o visitante é convidado a fazer histórias em quadrinhos de uma forma diferente: utilizando placas que se encaixam de diversos modos e que podem formar esculturas.
Na sexta (17), sábado (18) e domingo (19), às 11h
CORTEJO
Cantando músicas de composição própria e de nossa cultura popular, o grupo do CCBB Educativo interage com o público, que é convidado a participar ou apenas apreciar o espetáculo. Os educadores trabalharão com algumas músicas da pesquisa folclórica de Mário de Andrade, um dos ícones do movimento modernista.
Na sexta-feira (17), às 12:30
No Centro Cultural do Banco do Brasil
R. Álvares Penteado, 112, centro, tel. 3113-3651

Festival Furunfunfum no Teatro Alfa

A Cia. Furunfunfum, faz temporada no Teatro Alfa (zona sul de São Paulo) para celebrar seus 20 anos. Um espetáculo a cada fim de semana compõe a retrospectiva da premiada companhia.

Comemoram com um festival de espetáculos produzidos nestas duas décadas de atividades, dessa que é uma das principais companhias de teatro voltadas para o público infantil.

O Festival Furunfunfum apresentará no Teatro Alfa um espetáculo diferente a cada final de semana:

28 e 29 e Janeiro – O Macaco Simão
4 e 5 de Fevereiro – Os Três Porquinhos
11 e 12 de Fevereiro – Rapunzel
25 e 26 de Fevereiro – A Terra dos Meninos Pelados
3 e 4 de Março – O Flautista de Hamelin
10 e 11 de Março – O Meninotauro
17 e 18 de Março – Brincar com Palavras
24 e 25 de Março – Circo do Seu Lé

O Cia. Furunfunfum faz teatro para crianças e adultos. Aborda temas tradicionais sob um ponto de vista contemporâneo – contos de fada em tempos de globalização. Furunfunfum é a onomatopeia de um toque de sanfona, podendo significar também festa, bagunça, farra, folia... Formado em 1992 por Marcelo e Paula Zurawski, o grupo utiliza em seus espetáculos atores, bonecos e música ao vivo. Com um senso de humor muito especial, um ritmo preciso e uma perfeita sintonia com a plateia, o grupo faz de cada apresentação uma experiência única e inesquecível.

Sábado e domingo, 17h30
No teatro Alfa R. Bento Branco de Andrade Filho, 722

Villa Lobos das Crianças

O musical infantil Villa Lobos para Crianças tem muitas musicas que estão no universo infantil, eternizadas pelo compositor Heitor Villa Lobos. Entre elas Ciranda Cirandinha, Sapo Cururu, O Cravo Brigou com a Rosa.  Os atores fazem brincadeiras e jogos para os espectadores participarem da peça.
Teatro da Artes que fica no Shopping Eldorado.  Av. Rebouças, 3970 tel: 30340075 sabados e domingos as 16 horas até dia 01 de abril

Palhaços na Livraria NoveSete

A muito bacana livraria NoveSete especializada em livros infanto-juvenis recebe nesse o espetáculo "Um punhado assim de palhaços" da Vai Antonia Cia de Teatro.
Uma apresentaçao que continua com jogos, improvisos e brincadeiras com as crianças.

Livraria NoveSete, R. França Pinto, 97, Vila Mariana tel. 5573-7889
Dia 11 de fevereiro as 16 horas

Maratona infantil do MIS

 Dia 5 de fevereiro

O MIS apresenta a sexta edição da Maratona Infantil. O projeto traz uma série de atividades focadas nas crianças e família com uma programação variada que reúne oficinas diversas, intervenções circenses, contação de histórias e muito mais.

Em fevereiro, o evento traz uma atração especial em comemoração ao mês do Carnaval. Os famosos bonecões de São Luiz do Paraitinga, no interior paulista, chegam ao Museu junto com blocos carnavalescos para festejar. Durante todo o dia, os blocos Juca Teles e Espanta Vaca irão cantar as conhecidas marchinhas de Carnaval da região.

Além disso, as crianças e suas famílias poderão mergulhar um pouco mais na rica cultura de São Luiz do Paraitinga na apresentação do artista Benito Campos, que irá demonstrar o processo de confecção dos famosos cabeções dos bonecos.

Outro ponto alto da Maratona Infantil de fevereiro é o consagrado espetáculo Gigantes de Ar, da Pia Fraus, inspirado nas populares apresentações de circo-teatro e nos animais de circo e seus amestradores, em que se reúnem palhaços, trapezistas e bonecos infláveis gigantes, em uma atmosfera de humor e poesia circense.

Um elefante azul de cinco metros de altura, três girafas, leões e um casal de cangurus são algumas das atrações do espetáculo Gigantes de Ar, que é um verdadeiro circo a céu aberto.

Confira a programação completa da Maratona Infantil:

10h às 16h
Bonecões de São Luiz do Paraitinga, com Maria Angú, João Paulino e Vaca Beuda da Pelna Abéuta na Área externa

10h às 17h
Intervenções circenses, com o Palhaço Lelé

10h às 11h, 13h às 14h e 15h às 16h
Oficina Cartazes para o Mundo, com a equipe Educativo MIS na Sala Educativo

11h às 12h e 14h às 15h
Contação de histórias Divertistórias, com a Cia Truks no Espaço WebMIS

12h às 13h45 e das 14h às 15h45
Oficina Pequenos brincantes da cultura popular – dança, percussão e adereços na Sala de Interfaces

14h às 16h
Demonstração do processo de confecção dos cabeções dos bonecos de São Luiz
do Paraitinga, com o bonequeiro Benito Campos no Foyer Auditório LABMIS

16h às 17h
Espetáculo Gigantes de ar, com Pia Fraus na Área externa


MIS - O Museu da Imagem e do Som de São Paulo
Av. Europa, 158

II Festival de Contares de História do CCBB


O Centro Cultural Banco do Brasil apresenta nos dias 4 e 5 de fevereiro, das 11h às 17h, o II Festival de Contares de História do CCBB São Paulo, valendo-se de técnicas como música, teatro, dança, bonecos, interatividade, língua de sinais, máscaras.

Entrada do teatro no terceiro andar
 Fomos hoje ao Centro Cultural, que fica num calçadão onde não se chega de carro, o que foi gostoso, paramos o carro um pouco depois do patio do colegio e fomos andando. O predio do Banco do Brasil é um predio antigo com algumas partes interessantes.
Essa é a entrada da sala do teatro, que fica no terceiro, esse vitro no teto chamou atenção dos meus filhos.

O teatro é pequeno, não é dos mais novos mas aconchegante. Fui para assistir um ou dois contos antes do almoço, mas acabamos comendo pão de queijo no terreo do Centro Cultural e fomos almoçar somente as 4:30 da tarde pois ao final de cada conto eles anunciavam que o próximo iria começar daqui x minutos e ninguem queria sair dali.

Teatro por dentro entre um conto e outro


Eram histórias contadas de vários jeitos por vários grupos diferentes.  Dos que assistimos o nosso favorito foi Orquestra natural do ciclo das aguas do Andre Pereira. Sem falar nada, só com sons, reciclados, muito bom humor e criatividade, contou sua história, que até o meu filho de 3 anos entendeu muito bem, e fez todos participarem!
Orquestra natural do ciclo das aguas



O Conto de Claire Melusine contada pela cia prosa dos ventos também foi um dos nossos preferidos.
Cia Prosa dos ventos

Uns melhores, outros nem tanto, mas todos prenderam a atenção das crianças que não queriam sair nem para beber agua (queriam que eu buscasse).

Mesmo a história da cerejeira, contada por Debora Kikuti, que entrou cantando, com uma bela voz, e contou o tempo inteiro sem nenhum boneco, instrumento, pano, nada mesmo, deixou de prender a atrenção deles.

Debora Kikuti
Aproveitem pois nosso favorito é o único que se repetirá amanhã, dia 5.


Programação dia 4 de fevereiro

Às 11h
Roda de Contos: Pérolas Budistas
CCBB Educativo
Ensinamentos da tradição budista que contemplam virtudes como a fé, o perdão, o amor, a paciência e a beleza são apresentados pelos contadores de história do núcleo educativo do Centro Cultural Banco do Brasil. Participam da atividade os contadores Breno Beghini, Ricardo Ferri, Felipe Tognoli, Regiane Teixeira e os músicos Sarah Cangussu, Thiago Dombrowski e Enrique Castro.
Às 11h30
O Pote Vazio
Eduardo Leite
A história que será apresentada é baseada em um antigo conto chinês sobre um garoto de nome Ping, que adorava flores, assim como o imperador daquele lugar. Este, sem saber como escolher seu sucessor, pede ajuda às flores. O contador de histórias Eduardo Leite é pesquisador de cultura popular e de narrativas da tradição oral, formado em Artes Cênicas (UEL-PR).
Às 12h
Contos da Princesa Noor
Cia. Ópera na Mala
O contador Cris Miguel, da Companhia Ópera na Mala, apresenta algumas histórias de Noor Inayat Khan, uma princesa indiana, filha de um mestre sufi que cunhou contos que abordam valores como a busca pela verdade e o respeito. A contação é acompanhada por uma apresentação de música oriental ao vivo, com instrumentos como alaúde, tambura, derbak e bodrán.
As histórias são ilustradas com teatro de sombra, fantoches e bonecos de papel. A Cia. Ópera na Mala é autora do programa Baú de Histórias apresentado na TV Cultura.
Às 12h30
O abanador mágico do Tengu
Isadora Borges
Isadora Borges é arte educadora, deficiente auditiva que desenvolve, desde 2010, um trabalho de mediação para público surdo fluente em Libras. Nesta apresentação, conta com a participação de Elisabeth Figueira, que empresta a sua voz para que o público ouvinte acompanhe o relato.
Às 13h
A cerejeira
Débora Kikuti
O scontos Jakata são histórias referentes aos vários nascimentos de Buda. “A cerejeira” traz a história de árvore mágica é plantada no jardim do palácio do rei. Débora Kikuti, integrante da Comissão Paulista de Folclore, no Núcleo Baquirivu, e da Rede Internacional de Contadores de Histórias (RIC), aprendeu o oficio de contar histórias com sua avó Maria e, atualmente, conta histórias em praças e espaços públicos, em seu projeto pessoal “Botando a palavra pra andar”.
Às 13h30
Orquestra Natural do Ciclo das Águas – Intervenção
André Pereira (Cia. Pé no Canto)
O contador apresenta uma intervenção cênica sonora, valendo-se da dramaturgia sonora e da interação com a plateia. O espetáculo narra a seca, o sofrimento, a alegria, a chuva através das técnicas de musicoterapia. André Pereira desenvolve pesquisas de Plásticas Sonoras e Dramaturgia Sonora e já atuou na Argentina, Chile, Colômbia e Índia.
Às 14h
Quem ama quer Kama!
Tatiana Henrique
Kama, o deus do amor, foi criado enquanto o deus Brahma meditava. Tramas que partem da mitologia indiana – africana e grega, também – são uma constante nas contações de história de Tatiana Henrique, que desenvolve sua pesquisa cênica em torno dos mitos de diversas culturas e na linguagem corporal.
Às 14h30
Spirulina em SPATHODÉA
Silvia Leblon
O espetáculo “Spirulina em Spathódea - premiado como melhor espetáculo adulto, melhor direção, melhor trilha sonora e melhor atriz no Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora em 2010 – traz atriz Silvia Leblon interpretando uma palhaça que vai revela, aos poucos, seus segredos. Silvia Leblon trabalha com a linguagem do clown/palhaço desde 1995.
Às 15h
Claire Melusine
Cia. Prosa dos ventos
Uma jovem enfeitiçada tem o encanto quebrado ao se apaixonar pelo Conde de Poitou. Os dois, então, vivem felizes, mas não por muito tempo. Quando o Conde deixa de cumprir uma promessa, o feitiço retorna. A história é inspirada na lenda francesa de Melusina e na cantiga folclórica La Claire Fontaine. A Cia. Prosa dos Ventos já foi laureada com importantes indicações e prêmios como o Coca-Cola, FEMSA e Shell.

Programação dia 5 de fevereiro

Às 11h
Ajalá e os Oris
Regiane Teixeira
A atriz Regiane Teixeira apresenta uma história baseada no candomblé que narra a gênese do mundo a partir das lendas e tradições como a do oleiro Ajála, encarregado de ajudar na criação de seres humanos a partir da fabricação dos Oris.
Às 11h30
O velho, a criança e o burro
Breno Beghini e Pedro Nunez
Na cidade indiana de Ahmedabad vivia um menino – que nunca ouvia o que seu coração dizia, confiando sempre nos outros – com seu avô. Um fato inusitado mudaria tudo. Breno Beghini e Pedro Nunez são arte educadores do CCBB.
Às 12h
Do que aconteceu a goela da baleia
Deise de Brito
A fábula, de autoria do escritor indiano Rudyard Cliping, explica o motivo pelo qual as baleias não se alimentam de seres humanos, comendo, apenas, peixes. Deise de Brito é atriz, dançarina, contadora de histórias, educadora e mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2011).
Às 12h30
A Esposa do Jaguar
Isadora Borges
História em Libras que conta sobre o Mito oriundo das tribos indígenas brasileiras que explica a origem de fatos inusitados.
Às 13h
Dona Certeza – a velhinha que ousou atravessar o mar
Kiara Terra
Dona Certeza era uma pessoa extremamente velha – o mundo já tinha acabado umas diversas vezes e só ela e alguns bichos sobreviveram. Um dia, ela descobre que, para repovoar o mundo, bastava fazer uma travessia e encontrar o mar. Kiara Terra é fundadora do grupo “A História Aberta” e da associação cultural Jatobá – AJA que cria, preserva e dissemina a cultura brasileira.
Às 13h30
Orquestra Natural do Ciclo das Águas – Intervenção
André Pereira
O contador apresenta uma intervenção cênica sonora, valendo-se da dramaturgia sonora e da interação com a plateia. O espetáculo narra a seca, o sofrimento, a alegria, a chuva através das técnicas de musicoterapia. André Pereira desenvolve pesquisas de Plásticas Sonoras e Dramaturgia Sonora e já atuou na Argentina, Chile, Colômbia e Índia.
Às 14h
O Copo de Leite
Grupo Sobrevento
Uma mãe vê seu filho desesperado perante as angústias e situações da adolescência. Para acalmá-lo, conta a história que sua mãe lhe havia contado quando se encontrara na mesma situação. O texto é baseado no texto do escritor chileno Manuel Rojas.
Formado em novembro de 1986, o grupo apresenta um repertório de espetáculos e que se dedica à pesquisa, teórica e prática, da animação de bonecos, formas e objetos, tendo se apresentado em mais de uma centena de cidades de 19 estados brasileiros.
Às 14h30
Histórias daqui e de lá
Meninas do conto, Simone Grande e Girlei Miranda
Espetáculo que reúne diversos contos populares do mundo onde uma contadora narra as histórias utilizando objetos, figurinos e adereços trazendo o aspecto lúdico da narração. O espetáculo é entremeado por músicas, brincadeiras e suaves pontuações percussivas. O grupo As Meninas do Conto pesquisa, há 15 anos, narrativas que fazem parte do imaginário popular.
Às 15h
Histórias e Plumas que vão e vem
Regina Machado
Regina Machado conta histórias desde 1980 para públicos de todas as idades e é autora de livros de contos para crianças.

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112 – Sé
(11) 3113-3651 / (11) 3113-3649                          

Cinema Kids no Mube




Nesse sabado dia 4 de fevereiro vamos ao projeto Cine Mube Kids, onde vão passar 3 curtas. Depois eu conto como foi.
 
Eu não sei andar de bicicletaDireção: Diego Florentino
Duração: aprox. 15min.
Descrição: O filme retrata a história do renascimento de Jorge, um garoto de 12 anos que ficou paraplégico em um acidente.

Para Chegar até a Lua
Direção:
Guille Hiertz
Duração: aprox. 10min.
Descrição: Assim que Jaime, uma mosca-das-frutas. Ao nascerem, elas possuem apenas um dia e um único propósito de sobreviver, acasalar e morrer. Porém, Jaime nasce atrasado em relação aos seus irmãos e irmãs e perde o ciclo de vida ao que fora destinado. Agora, com menos de um dia de vida, Jaime inicia sua curta jornada pelo mundo, buscando algo que dê sentido à sua existência.

Pimenta
Direção:
Eduardo Mattos
Duração: aprox. 13min.
Descrição: Interior da Bahia. Anos sessenta. Se não fosse a garrafa de pimenta que seu pai ganhou de presente, essa seria uma tarde normal para Zeca. Era uma linda garrafa, mas muito perigosa. Teria que se desfazer dela.


Data/Horário
Date(s) - 4 fev 2012
2:00 PM - 3:00 PM
Auditório Pedro Piva
Entrada Gratuita





Festa da Minnie

 Eu, como voces ja devem ter percebido, gosto muito de decorar as paredes. Para essa festa da Minnie, coprei um furador de furos grandes, papéis brancos e vermelhos, furei muitos e muitos papéis, com as bolinhas dos furos colei na parede branca as bolinhas vermelhas e vice versa.

Balões brancos com fios vermelhos no teto, aqui ainda não estavam todos cheios, ainda não sabia que iria fazer esse blog, então não tirei muitas fotos do resultado.
Encapei o tampo da mesa com papel crepom vermelho e branco prendendo com durex por debaixo da mesa. Com uma fita adesiva vermelha fiz umas listas no pé da mesa.
Inventei uma decoração no vidro para que nenhuma criança entrasse de cabeça.

Cortei algumas bolinhas pretas e "desenhei" de bolinhas a minnie em outra parede da festa. Usei as tiaras da Minnie que comprei para as crianças como parte da decoração.

Mesinhas pequenas pela sala com toalhas vermelhas de bolinhas brancas, comprei o tecido na cinerama e costuramos aqui em casa a barra.

Pendurei umas bolas vermelhas em alguns móveis "de adulto" para dar um ar mais divertido.
Na parede da entrada eu também enchi de bolinhas, eles já entravam curtindo e colocando a mão nas bolinhas.


Festa do Peter Pan


Toalha de pano verde.
Papelão amassado para a montanha da terra do nunca, coberto por papel crepon verde com cola e graminhas para maquetes. Arvorezinhas na montanha de palito de dente pintado de marrom com um pouquinho de bombril em cima pintado de verde.
Papel de seda azul com papel celofane em cima para a cachoeira e mar.
Penas de pato vermelhas pinduradas com fios verdes e coladas no teto com durex
Barco de Pirata de brinquedo que meu filho tinha em casa
Playset dos personagens do Peter Pan

Fio de Nylon para o Peter Pan ficar pendurado voando.

Vista de um outro lado.


Chapeu de papel de festa verde com uma pena de pato colada em cada, todos tinham um chapeu de Peter Pan

Ponto alto da festa mas que minha casa sente até hoje, saquinhos de colocar bijuterias cheias de purpurina, para fazer assim o pozinho da sininho. O bom de festa de 3 anos é isso, a imaginação é tão grande que a maioria acreditava estar voando.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Espalhe mais conteúdo!